A saúde é um estado de bem-estar físico, mental e social completo. A saúde bem como é a inexistência de doença ou enfermidade. De acordo com a Organização Mundial da Saúde, a saúde é o estado de estar livre de cada doença, lesão ou incapacidade. Diversas definições diferentes são usadas pra explicar a saúde. A acompanhar, alguns exemplos.
Conceitos de saúde
Tradicionalmente, a saúde era considerada a inteligência de um indivíduo de resolver ou se encaixar às influências ambientais. A saúde podes ser inventada como um fenômeno complexo e multifacetado que podes ser influenciado por fatores sociais, culturais e ambientais. O surgimento da doença é considerado uma conseqüência inevitável de tal adaptação. Este conceito de saúde evoluiu para introduzir diferentes facetas da saúde, do físico ao mental.
Medição da saúde
A medição da saúde envolve o exercício de ferramentas diretas pra avaliar o status dos pacientes. Várias ferramentas estão disponíveis para uma multiplicidade de condições e outras são específicas para uma doença. Em geral, as medidas de saúde se enquadram em três categorias: diagnóstico, presságio e avaliativo. As ferramentas de diagnóstico classificam os sintomas dentro de um sistema órgão específico, durante o tempo que instrumentos prognósticos se concentram nos fatores de traço de uma doença e saúde geral. As medidas avaliativas avaliam alterações pela saúde ao longo do tempo e registram os resultados das intervenções de saúde.
Bem-estar social
O bem -estar social e a saúde estão intimamente conectados. Ambos são governados por políticas públicas e operadas como relações de convicção. Esses serviços são fornecidos aos pobres, desempregados e marginalizados e suas necessidades são atendidas por vários programas. Estes programas são frequentemente financiados pelo governo e começam com um projeto de lei inserido no Congresso. Uma vez que a legislação passa, as agências regulatórias elaboram regras e regulamentos pro programa de bem -estar. Em alguns casos, a Suprema Corte entra pra interpretar a lei.
Genética
A conexão entre genética e saúde vem sendo instrumento de numerosos livros, incluindo os de Zimmern R. e Cook C., dois pesquisadores do Nuffield Trust, com sede em Londres. Esses pesquisadores escreveram sobre isso assuntos que variam da economia da saúde à genética da saúde pública. Eles assim como escreveram extensivamente as responsabilidades éticas e sociais de cientistas e formuladores de políticas na genômica.
Resiliência
A resiliência é um conceito que foi estudado em vários campos diferentes. Foi aplicado em psicologia, sociologia, ecologia, planejamento urbano, gerenciamento de desastres, administração de organizações, assistência médica e bem mais. Teu exercício inicial foi como um termo analítico descritivo, no entanto desde desta maneira evoluiu pra um conceito de observação de sistemas.
Individualismo
O individualismo é uma filosofia popular pela qual assumimos a responsabilidade pessoal por nossas ações e pelas conseqüências dessas ações. É uma forma de oferecer liberdade e seleção, e bem como uma maneira de assumir o controle de nossa saúde. Os cuidados de saúde, contudo, não são uma decisão puramente pessoal. O individualismo poderá levar à tendência a culpar as vítimas no momento em que ficamos doentes, o que podes transportar a uma impressão de impotência.