A importância de conceituar a saúde 1

A importância de conceituar a saúde

A saúde é um estado de bem-estar físico, mental e social total. É estabelecido na Organização Mundial da Saúde como um estado de total autonomia de doenças e enfermidades. Mesmo que existam várias definições diferentes de saúde, todas elas compartilham um fator -chave: carência de doença. Ademais, existem muitos aspectos da saúde que podem cooperar pra saúde geral de alguém.

Determinantes sociais da saúde

Os determinantes sociais da saúde referem -se a condições econômicas e sociais que afetam a saúde de alguém. Esses fatores nem sempre estão sob o controle de um indivíduo, porém desempenham um papel relevante pela definição da saúde de um indivíduo. Eles assim como conseguem afetar a particularidade de vida de alguém. É desse jeito que é sério levar em conta os efeitos desses fatores pela saúde de alguém.

Estes determinantes sociais são frequentemente experimentados de maneira desigual pelas pessoas e estão ligados um ao outro. Tais como, a educação afeta as vagas de trabalho, o transporte influencia as opções de alimentos saudáveis ​​e sendo assim por diante. A distribuição desigual desses determinantes sociais resulta em disparidades no estado de saúde entre diferentes grupos de uma população. Essas disparidades conseguem persistir por gerações, afetando a saúde de moças e adultos. Consequentemente, estão sendo feitos esforços pra restringir estas disparidades.

Determinantes físicos da saúde

Os resultados de saúde são afetados por inmensuráveis determinantes, incluindo condições sociais e físicas. Esses determinantes são a base pra avaliação de programas de saúde. Eles podem ser usados ​​para explicar as causas das disparidades pela saúde e impossibilitar problemas de saúde. Numerosas instituições se concentraram em determinantes específicos e os incluíram nos esforços internacionais e nacionais. No hemisfério norte, por exemplo, as comunidades circumpolares enfrentam diferentes desafios à saúde das comunidades do sul.

Os determinantes sociais da saúde afetam os resultados da saúde, afetando o acesso a cuidados de saúde, engajamento social e peculiaridade de vida. Estes fatores assim como afetam a aceitação social, a resiliência e a resposta ao efeito negativo. Estes determinantes são capazes de ter um efeito profundo nos resultados da saúde da população.

Determinantes mentais da saúde

Existem grandes fatores que afetam a saúde mental de uma pessoa. Entre eles estão raça, gênero e classe. Além disso, o recinto social e as barreiras linguísticas das pessoas conseguem afetar seu bem-estar mental. Alguns desses fatores são imutáveis, enquanto outros podem ser melhorados. Para aperfeiçoar a saúde mental, os fornecedores devem captar e abordar estes fatores.

Muitas pessoas estão desfavorecidas devido aos determinantes sociais da saúde. Estes fatores incluem experiências adversas ao longo do início da existência, a pobreza e a ausência de suporte social. Eles assim como são frequentemente associados à baixa auto-estima, o que podes levar à depressão e outros problemas de saúde mental.

Conceituando a saúde

Conceitualizar a saúde é uma tarefa crítica para a política de saúde. Temos que de um modelo abrangente para nortear o processo de política de saúde. A definição de ativos de saúde precisa adicionar pontos fortes internos e externos, comportamentos de saúde positivos e resultados ideais de saúde. Neste artigo, analisamos a importância de conceituar a saúde e como desejamos montar um.

A percepção conceitual é fundamental para localizar análises, gerar descobertas comparáveis, alavancar o discernimento na diversidade e facilitar as propostas de políticas. O desenvolvimento e a melhoria da segurança da saúde requer investimento em infraestrutura de saúde, treinamento de profissionais de saúde e fortalecimento dos sistemas de saúde. Necessitamos fazer uma abordagem holística que inclua políticas de curto, médio e de longo tempo.