Segundo Santayana, a formosura é uma maneira objetivada de alegria. Julgamos algo tão formoso se isso nos causar prazer. É isto que o torna jeitoso. Este é o início essencial do julgamento da lindeza. Entretanto não é o único princípio. Em novas palavras, existem outros aspectos da boniteza que assim como são respeitáveis. Vejamos alguns deles.
Plotinus
A suposição da graça de Plotinus é baseada na tradição platônica e enfatiza a objetividade da beleza. Todavia, teu sistema assim como reconhece as qualidades transcendentais de ser. Ele argumenta que a alma primeiro entende as belezas mais baixas do mundo sensível e depois sobe pras belezas mais altas.
Augustine tinha trinta e dois anos no momento em que leu Enneads de Plotinus, uma tradução de Marius Victorinus. Ele enviou o trabalho a Ambrose, o bispo de Milão, pra uma consideração mais aprofundada.
Santayana
Santayana é um filósofo e autor que escreveu um livro a respeito de estética, o senso de graça. Foi publicado na primeira vez em 1896 pelos filhos de Charles Scribner e foi fundado nas palestras que Santayana deu pela Escola de Harvard. O livro foi publicado por necessidade, porque Santayana precisava de posse e dinheiro para prosseguir ensinando.
A suposição da beleza de Santayana se concentra no valor da boniteza, que decorre da experiência de um corpo humano humano. Essa experiência é central pra estética. O equipamento serve apenas como um meio secundário para uma experiência de prazer pelo tópico.
Schopenhauer
Schopenhauer distinguiu entre experiências estéticas, fantásticas e sublime. A formosura, para Schopenhauer, é uma maneira de enxergar e perceber a natureza e a arte. O sublime, por outro lado, é a frase de idéias. Assim, a beldade podes ser sublime e prática.
Schopenhauer argumenta que ‘o mundo é uma manifestação de desejo’ e que o mundo, incluindo seres humanos, é ‘um’ em essência e, deste modo, uma manifestação de desejo. Depois que alguém sabe isso, ela poderá expressar compaixão e se identificar com o desgosto do universo.
Preto é um formoso movimento
O movimento Black Is Beautiful nasceu do Movimento do Power Negro, que ajudou os negros a se sentirem mais confortáveis em tua própria pele, durante o tempo que os ensinava a valorizar e apreciar suas características únicas. O movimento foi aceso por uma série de fotografias tiradas por Kwame Brathwaite pela década de 1960, que desafiou os padrões de boniteza tradicionais que estavam em vigência há em tão alto grau tempo. De um a outro lado dessas imagens, Brathwaite transmitiu a lindeza natural crua das pessoas negras ao longo da história.
Originalmente planejado como um evento único, o programa de forma acelerada ficou um enorme sucesso. Foi exibido em numerosas cidades, incluindo o Robert’s Show Club em Chicago e o Sr. Kelly’s em Detroit, e foi uma poderosa declaração de orgulho ao longo do movimento pelos direitos civis, o poder negro e os movimentos de libertação africana. Hoje, algumas das fotografias de Brathwaite podem ser vistas no Museu da Cidade de Nova York.
Concepções modernas de lindeza
Os ideais ocidentais de graça influenciaram bastante as percepções asiáticas de mulheres atraentes. Como consequência, as nações asiáticas estão cada vez mais adotando tuas idéias ocidentais de beldade. Efetivamente, a cirurgia palpebral tornou -se um dos procedimentos cosméticos mais conhecidos entre as mulheres asiáticas. Só na Coréia do Sul, o mercado de creme de clareamento vale US $ cinco bilhões.
Estas noções de beleza estão enraizadas no colonialismo e no imperialismo. Esses sistemas impuseram uma visão etnocêntrica européia da lindeza, que favoreceu as mulheres brancas como a raça mais atraente. Essa visão foi reforçada na grande mídia e teorias de raça precoce, que promoveram a idéia de que os caucasianos eram os mais bonitos.